Funcionamento do Viveiro do Barco Naclinho

O Barco Naclinho é de aluminio e o viveiro é o tradicional, ou seja dois butijões de água.Um butijão, com a entrada voltada para a proa,aonde entra água e outro com a boca voltada para a popa, para saída de água.

Tem também um Aerador para circular a água,conforme o esquema do link : Aerador Naclinho

Segue uma foto do antigo Aerador.



Depois de estudar vários viveiros de barcos,os chamados Live Well, resolvi dar uma incrementada no Viveiro do Barco Naclinho.

O objetivo é colocar um Tubo furado para melhorar o aerador,aproveitar as entradas originais dos botijões,dois registros para facilitar o controle da entrada e saída da água e o mais importante, simular a entrada e saída da água com o barco parado ou movimentando com o motor elétrico


Primeiro colocamos dois registros nos botijões do barco.A figura abaixo mostra os Registros de Entrada (RE) e de Saída (RS).A altura dos canos de entrada e saída deve ser no máximo na altura da água externa ao barco.



Quando abre-se os registros RE e RS a água dentro do Viveiro vai subindo até nivelar com o nível da água externa,conforme mostra a figura abaixo.
Neste viveiro básico, o funcionamento é o seguinte : Quando o barco está em movimento,com o motor de Popa, a água do Viveiro sai pelo Registro RS e entra pelo Registro RE.Desta forma o fluxo e renovação da água é muito bom para sobrevivência dos peixes ou iscas vivas.



O problema deste Viveiro, é o baixo fluxo de água quando pescamos somente com o motor elétrico.Como o fluxo de entrada e saída é muito baixo, a água esquenta e a tendência é que as iscas vivas ou peixes morram muito rapidamente.
Para melhorar este processo,colocamos uma Bomba de Porão para circular e retirar uma parte da água.Com isto o fluxo de água melhora muito.
A água parada que é retirada pela lateral do barco vai sendo renovada pela entrada do Registro RE. Ao mesmo tempo, a água vai circulando por um cano de pvc que contem vários furos.
Desta maneira a água é renovada e oxigenada tempos em tempos, controlado por um Temporizador.
O temporizador (Timer) regula o tempo para circular a água.O Timer possui 4 funções, que é selecionado por um botão no painel do barco :

1.Ligado continuo
2.Desligado por 1 minuto e ligado por 1 minuto
3.Desligado por 3 minuto e ligado por 1 minuto
4.Desligado por 7 minuto e ligado por 1 minuto


A figura abaixo mostra o diagrama do processo.



Foto do controle hidráulico do viveiro.



Com o Registro do Controle aberto para circular água, a vazão da saída de água é 8 litros em um minuto.
Com registro fechado (para esvaziar o viveiro) a vazão é 10 litros por minuto.

Diagrama elétrico do Naclinho, mostrando o Timer.


Botão do Timer instalado no painel.


Como funciona o controle da temperatura da água do viveiro.
Utilizando 7 Minutos desligado e 1 minuto ligado.

Tabela


Gráfico


Equipamentos das medidas


Sonar : Garmin 90
Viveiro : Termômetro de mercúrio de aquário.
Externo : Termômetro de mercúrio


Vídeo do funcionamento da circulação da água.
Espero que gostem e seja útil a dica.

É isto.
At
Gilson