Pescaria de robalos no feriado de 15 de novembro de 2010

Com o feriado da Proclamação da República caindo na segunda feira,as idéias de pescarias estavam a flor da pele.

Comprei uma varinha de 12 lbs do Jansen (Jansen Varas Especiais - 41 3018-9148) e estava louco para inaugurá-la.

Tudo acertado na sexta a noite,minha mãe,meu primo Gilberto e a minha prima Nice me pegaram no aeroporto de Joinville. A minha esposa Gisele,filhas,netos e genro Rodrigo chegariam mais tarde na casa de praia de meus pais.

Chegando em casa,logo fui carregando a bateria do motor elétrico.O carregador que uso é o Black Decker modelo BC10.B2 Muito bom o carregador,muito leve e com um controle excelente da carga da bateria.Normalmente programo para começar a carga com 6 amperes. Barco abastecido,tudo em ordem.

Próximo a meia noite minha esposa chegou,vindo de Florianópolis.Trouxe todas as minhas tralhas de pesca. Preparamos para pescaria uma vara de 12 lbs,uma de 14 lbs para carretilha e uma de 12 lbs para molinete. Separamos as iscas,a maioria meia água nas cores básicas do verde limão,rosa,branco e outras.

Tudo arrumado para pescaria do Sábado.

Acordo as 05:00hs e escuto uma chuva muito forte,a única coisa que poderiamos fazer era ficar dormindo. Como ficou muito tarde abortamos a pescaria.

No sábado chegou meu irmão Gilnei com sua esposa e com o meu sobrinho Luis Gustavo,o GuGu. Este menino vai longe adora pescar,já com seus 4 anos arremessa com carretilha.

Olha ele com o tio.




Durante o sábado resolvi incrementar uma isca.Escolhi a Semi Deep da Deconto.Raspei a tinta da isca e pintei de verde limão.Utilizei para isto verniz vitral. Também coloquei um chifrinho.Recortei um pedacinho de plástico e colei com araldite.Ficou bom,muito amador mas com a esperança de ser eficiente na pescaria. Coloquei a foto no link ao lado Semi Deep Meio Custom

No domingo pela manhã, realizamos uma pescaria rápida eu meu irmão e o Gugu.Conseguimos testar a isca customizada e pegar um robalinho.

Olha o GuGu pescando.




E o robalinho capturado na Semi Deep Deconto Custom




No final da tarde eu meu primo e meu genro,fomos até uns pontos conhecidos de bons peixes,mas não conseguimos sucesso.O que encontramos foi muita butuca ou mutucas. Novembro é a época destes bichos que podem atrapalhar a pescaria.Quanto mais subimos o rio,mas elas atacavam.

No domingo fiquei observando a pressão atmosférica.Estava estabilizada em 1016 mlbs,a uns três dias.Bom sinal para pescaria na segunda feira.A tábua da maré estava mostrando que pela manhã a maré estaria subindo a uma velocidade de 9cm por hora.A água do rio apesar da chuva do sábado estava clara.Pensei comigo,vamos tentar os flechinhas. É lógico que pescar robalos não é fácil,ele quebra qualquer paradígma do planejamento da pescaria.Mas não custa tentar. Utilizo para estas análises o seguintes links Pressão Atmosférica e Melhor Maré Na segunda pela manhã,saímos para pescar eu,meu primo Gilberto,que não pescava a 8 anos e meu genro Rodrigo.

Depois de todo este planejamento,seguem as fotos do resultado.

Chegamos ao ponto escolhido,maré na altura certa,sai o primeiro robalo.




Mais uma foto




Entrou um peva.




Agora uma maiorzinho.




O meu primo utilizando o passaguá.




Olha o robalo aí,já de respeito.




Mais uma foto




Olha a vara de 12 lbs trabalhando




Resolveu saltar,bem na hora do embarque.




O Gilberto,ensaca o robalo de forma correta.O Robalo encharuta a Maria.Tive que fazer outro lider,porque este estava todo desgastado e não aguentava outro peixe.




Um bom robalo.




Merece mais uma foto




De repente um ataque muito forte,na isca do Rodrigo.A primeira escapou e agitou a água conforme a foto abaixo.




No segundo ataque o resultado.Isca Maria 70F verde limão e varinha de 14 lbs.Minha nossa, achei que a vara ia quebrar de tanta ação. Olha o resultado da segunda pescaria com iscas artificiais do Rodrigo. Um flechão.




Que belo peixe e vai para vida.




O meu primo Gilberto pegou um robalo,mas antes da foto ele escapou.É verdade tem duas testemunhas.

As iscas mais produtivas foram as Maria 70F cores Verde Limão e Fumacinha. Pegamos também na Semi Deep Custom e na Cultiva SP .

Segue a foto do time.




Da esquerda para direita Gilberto,eu e o Rodrigo.

É isto aí,até a próxima.

At.
Gilson

Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.

http://www.naclinho.com